Vol. 21 – Núm. 2 – 2020

Produção Cientifica Relativa à Auditoria e Compliance no Brasil: Uma Análise do Período de 2008 A 2018

Bruna Castro de Medeiros y Vidigal Fernandes Martins (Brasil)
Publicado junio 2020
O objetivo geral deste artigo é analisar a evolução da produção científica nos principais periódicos brasileiros da área contábil ao longo da última década tratando-se de Auditoria e Compliance. Como relevância deste artigo, pode-se identificar que é a necessária avaliação da produção científica contábil acerca de uma temática inovadora no cenário acadêmico das Ciências Contábeis no Brasil, com a Compliance sendo uma nova formulação desenvolvida e aprofundada da noção de Auditoria. É uma pesquisa descritiva que analisa o objeto de estudo sem interferir diretamente sobre o mesmo. Assim, analisa a produção científica da área de Ciências Contábeis sobre a Compliance, uma abordagem do controle de riscos dentro da governança. Ademais, é de caráter bibliométrico e qualitativo, além de ser uma pesquisa documental. Os métodos foram embasados em procedimentos documentais e amostrais, com base nos periódicos nacionais com classificação Qualis de A1 até B4. Foi evidenciado, portanto, que a maioria dos autores são do sexo masculino, e que a maior parte dos artigos configuram-se pesquisa quantitativa. O percentual de artigos temáticos em relação aos artigos totais varia de 3% a 8% em determinados periódicos, e o número de artigos publicados com o tema de auditoria e Compliance está próximo dos 2,5% do total de artigos, entre as diversas temáticas, que compõem os periódicos. Outro resultado encontrado é que apenas 2 artigos dos 152 que compuseram a amostra tratam do tema de Compliance, demonstrando que esse tema é novo dentro da produção acadêmica brasileira.

Inteligência de marketing à serviço de ativos bancários no Banco Itaú

Raul Villafranca, Marilia Marconi, Leticia Torres, Johnatan Israel y Luciano Augusto Toledo (Brasil)
Publicado junio 2020
O artigo é uma exposição qualitativa que busca entender como a inteligência de marketing atua em uma instituição financeira. O mesmo apresenta um estudo de caso no qual as atividades relacionadas a inteligência de marketing na instituição Itaú são analisadas. O Itaú é apenas um exemplo de muitas outras empresas que investem atualmente em pesquisa de marketing, no desenvolvimento de ferramentas de inteligência de marketing e na criação de relatórios auxiliadores na tomada de decisão gerencial. Finalmente as atividades relacionadas a inteligência de marketing fornecem o conhecimento do mercado para que o Itaú seja capaz de se adequar as variações ambientais.

Depressão, Estresse e Síndrome de Burnout: o adoecimento mental do trabalhador nas organizações

Helenara Moura Rodrigues (Brasil)
Publicado junio 2020
O presente artigo trata-se de um estudo bibliográfico sobre as doenças mentais relacionadas ao trabalho. O objetivo da pesquisa é estabelecer a conexão entre as relações e o ambiente de trabalho, com o surgimento ou o agravamento de doenças como depressão, estresse e síndrome de burnout, e encontrar possíveis soluções que possam ser buscadas pelas empresas. Foi desenvolvida pesquisa teórica sobre a área de gestão de pessoas nas organizações, motivação e doenças relacionadas ao trabalho, em livros de autores reconhecidos da área de gestão de pessoas, além de artigos de sites especializados na área; com o intuito de buscar embasamento teórico para as questões levantadas pelo estudo. Constatou-se que a desmotivação e insatisfação no trabalho, a forma como as empresas tratam seus funcionários e o modo como os fazem sentir em seu ambiente de trabalho são fatores que contribuem significativamente para o desenvolvimento dessas doenças.

O papel da cultura organizacional na compreensão da diversidade organizacional: estudo em uma indústria de cosméticos

Michel Barboza Malheiros, Roger da Silva Wegner, Jaine Barcellos, Aline Anklam y Julia Tontini (Brasil)
Publicado junio 2020
As organizações são construídas por meio de pessoas, onde estas encontram-se cada vez mais dinâmicas e flexíveis. Diante os mais variados estudos da administração e suas recorrentes evoluções, abordamos o campo da cultura e diversidade organizacional, temas poucos explorados num mesmo estudo. A cultura organizacional contribui para a formação de identidade de uma organização, onde esta é fundamentada por elementos que a constituem. Nesse aspecto, a diversidade abrange o que é diferente do considerado “normal” por muitas organizações, como questões de gênero, raciais, sexuais, entre outros. Com isso, o objetivo geral do estudo consiste em analisar o papel da cultura organizacional para o entendimento da diversidade organizacional. Para atender ao objetivo da pesquisa, foi realizado um estudo de caso em uma indústria de cosméticos localizada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que a organização possui sua cultura organizacional definida e é direcionada ao alcance dos objetivos propostos. Ainda, os colaboradores entendem sua influência e importância no contexto em que atuam e que os dois construtos abordadas são bem trabalhadas por todos, uma vez que a cultura da organização oportuniza esse entendimento e contribui para o crescimento profissional e pessoal.

Los Factores Internos de las Pymes y su Influencia en la Competitividad (Caso Sector Comercio en Lázaro Cárdenas Michoacán)

Rebeca Almanza Jiménez, Patricia Calderón Campos y José G. Vargas-Hernández (México)
Publicado junio 2020
El presente estudio pretende identificar los factores internos y externos que influyen en la competitividad de las Pymes del sector abarrotero de Lázaro Cárdenas Michoacán ya que la competitividad es un aspecto que adquiere cada vez mayor relevancia en el ámbito empresarial, lo cual se deriva de las exigencias del entorno económico actual enmarcado en el proceso de la globalización. El desarrollo del sector privado, y en particular de las pequeñas y medianas empresas (pymes), es de suma relevancia, ya que, los factores internos de las mismas como son: Planeación estratégica, capital humano, innovación, productividad, sistemas de información y aseguramiento de la calidad resultan cruciales para que estas hagan un uso eficiente de sus recursos y alcancen grandes niveles de productividad y competitividad.
Posted in Sin categoría

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Categorías